Foto: Vinicius Becker (Diário)

Uma família do Conjunto Residencial Coronel Niederauer, localizado entre a Avenida Liberdade e a Rua Coronel Niederauer, no Bairro Noal, vive o Inter-SM quase que diariamente. Isso porque a janela de um dos quartos do apartamento onde moram, no quinto andar do prédio, fica de frente para o Estádio Presidente Vargas. Em dias de treinos e de jogos, eles se juntam no local para acompanhar o clube.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
A rotina é assim há pelo menos oito anos, quando se mudaram para o local. A vigia Adriele Mendonça, 34 anos, de Alegrete, conta que os vizinhos "disputam" quem será o convidado da vez para assistirem aos jogos de "camarote". Nos grupos entre os amigos, ela compartilha fotos e vídeos das partidas:
– Sempre que podemos, assistimos aos jogos. Como a nossa rotina é um pouco diferente, por conta do trabalho, nem sempre conseguimos. Mas temos essa vista privilegiada e, então, aproveitamos. Nessa temporada, daqui conseguimos acompanhar vários.
Apesar da proximidade, a família conta que nunca foi assistir aos jogos no estádio. Muito também pelo privilégio da vista, mas também por motivos de saúde do pequeno Arthur Dimperio, 3 anos. A mãe Adriele conta que ele nasceu com câncer Neuroblastoma estágio 4S. A primeira quimioterapia foi quando ele tinha dois meses. Arthur também passou pelo transplante de medula óssea. Por conta disso, precisou ficar sem contato com pessoas para recuperação no último ano:
– Ele fez radioterapia, 118 quimioterapias, fez também o transplante de medula, e muito por isso, só acompanhamos aos jogos de longe. Ele também não convive com muitas pessoas, não gosta de barulho. Ele ficou muito tempo no hospital – explica.
O prédio conta com 21 blocos e 228 apartamentos. O edifício é conhecido como "Blocos do Interzinho", conforme contam os moradores. Não só por ser ao lado do estádio e com vista para ele, mas também porque vários moradores se identificam com o clube.

Expectativa
De Santiago, o pai Eduardo Dimperio, 34 anos, diz estar na expectativa para a partida de domingo (17). Ele não conseguiu chegar na fila a tempo para comprar ingresso, nem de forma online. Com a possibilidade de abrir mais uma leva de ingressos para a arquibancada móvel, ele conta que deve tentar levar a família pela primeira vez para viver dentro da Baixada. Se não acontecer, a vista já está garantida:
– Eu acompanhei sempre que consegui os outros jogos daqui. Estamos bem confiantes para o jogo, com muita expectativa.

Já Stella Dimperio, 13 anos, acompanha alguns jogos e os treinamentos das categorias de base. Além do cômodo de frente para o estádio, mais uma janela da casa permite acompanhar o movimento no local.
– Desde cedo, em dias de jogos, conseguimos ver o movimento daqui. A torcida chegando, se organizando na fila e para entrar no estádio. A rua fica tomada de torcedores.
Partida
Os ingressos para a partida entre Inter-SM e Veranópolis, válida pela Divisão de Acesso 2025, no domingo (17), esgotaram em menos de duas horas de venda. A bilheteria abriu na manhã de quinta-feira (14) às 9h. O comunicado oficial do clube saiu por volta das 10h40min. O Alvirrubro precisa somente de um empate para conquistar a sonhada vaga na série A do Gauchão do próximo ano.